top of page

Poeta americana Louise Glück conquista o Prêmio Nobel de Literatura 2020

  • Foto do escritor: AFL
    AFL
  • 13 de out. de 2020
  • 1 min de leitura

A poeta americana Louise Glück conquistou o Nobel de Literatura em 2020. O anúncio foi feito pela Academia Sueca, responsável pela honraria, na manhã desta quinta-feira, 8. Segundo a Academia, Louise é uma “voz poética inconfundível que com sua bela concisão faz da existência individual algo universal”. 


O prêmio será entregue direto à vencedora e não na tradicional cerimônia em Estocolmo, que normalmente acontece no fim do ano, por causa da pandemia. Ela será convidada para uma homenagem na cerimônia do ano que vem.


Nascida em Nova York, em 1943, filha de uma família de imigrantes húngaros de origem judaica, Louise Glück começou a carreira em 1968, com o lançamento da primeira de doze coletâneas de poesias, Firstborn. Desde então, tem sido aclamada como uma relevante voz da literatura atual, sendo premiada com o Pulitzer Prize (1993) e o National Book Award (2014). Além de poetisa, Louise é uma Louise é uma prestigiada ensaísta e professora de literatura na Universidade de Yale. Em sua obra, ela escreve especialmente sobre relações familiares, muitas vezes sob a ótica ou influência de mitos clássicos gregos e romanos, e a partir de um fundo autobiográfico.


Fonte: Veja Online.












 
 
 

Comentários


bottom of page